quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Seja Bem-vinda Turma 42 !!!!!

Agora se inicia um novo passo na vida acadêmica de vocês... novos lugares, novas pessoas... Após um longo período de esforço, estudo, nervosismo, chegou a tão esperada UNIVERSIDADE. É hora de “quebrar” muitas ilusões que são criadas e se surpreender, tanto positivamente quanto negativamente.
Dúvidas começam a surgir, algumas delas tendo-se passado antes de fazer a matrícula, como: “Será que esse é o curso que eu quero?”, “Será que eu vou ter emprego quando me formar?”, “Será que fiz a escolha certa?”, entre outras... E alguns medos, como o de não se identificar com a sua turma, ter que respeitar a hierarquia, a Universidade não oferecer toda a estrutura/suporte esperado.
Dificuldades aparecem, como moradia (convivência, localidade...), alto custo de vida (alimentação, transporte...), questões emocionais (saudade da família, não identificação com o ambiente...). Porém, para algumas dificuldades existem soluções, a Universidade oferece bolsas de pesquisa (PIBIC, FAPESP), bolsa de extensão, bolsa auxílio (alimentação, transporte).
Enfim, tudo tem seus dois lados, dificuldades vão surgir durante toda a nossa vida, dúvidas também, e nem por isso devemos parar de viver. Então, se enfrentarmos, podemos superá-las. Aproveitem tudo de bom que a Universidade tem a lhes oferecer (festas, novas amizades, novas experiências, etc.), façam tudo aquilo que quiserem e acharem saudável. Lembrem-se: vocês não são obrigados a nada! E para todo problema, dúvidas, crises, estaremos sempre à disposição para conversar e auxiliar vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário