terça-feira, 13 de outubro de 2009

Repasses do XIII CONEFON

Entre os dias 9 e 12 de outubro, ocorreu o XIII CONEFON, na sede do DCE da UNIFESP, em São Paulo.
No dia 9 de outubro ocorreu a posse da nova gestão da DENEFONO “Lutar para crescer: da união vai nascer a nossa força”, e foram apresentadas as propostas.
No dia 10 foram discutidos os encaminhamentos do XX ENEFON, e a partir disso, as ações da nova gestão da DENEFONO. Dentro de cada eixo, os encaminhamentos foram classificados como ações a serem planejadas e executadas pela DENEFONO; temas de discussão e temas para comporem o caderno de textos a ser confeccionado pela DENEFONO. As diferentes coordenadorias foram distribuídas para conduzir as ações propostas. Em relação ao caderno de textos, os temas gerais definidos foram: saúde, educação, movimentos sociais e ciências. As coordenadorias temáticas deverão realizar o planejamento dos temas e procurar referências para enviar à DENEFONO para a construção dos textos. Os CAs e DAs enviarão contribuições de textos e referências. O caderno ficará pronto antes do XXI ENEFON e será enviado para cada Centro Acadêmico, e será entregue aos outros estudantes no XXI ENEFON. Cada texto produzido terá uma introdução sobre o tema geral e depois serão abordados os temas específicos, e o caderno será composto de todos os textos, de forma contínua. Foi discutido também que a DENEFONO deve ter um espaço de discussão próprio com os estudantes, como uma mesa de discussão, semana de Fonoaudiologia e encontros regionais, em conjunto com os Centros Acadêmicos, nas diferentes localidades, como uma estratégia de aproximação dos estudantes. As coordenadorias temáticas ficaram responsáveis por entrar em contato com os Centros Acadêmicos até outubro de 2009 para definição dos temas dos espaços de discussão e para sugestão de data para que estes espaços ocorram, ainda em novembro de 2009. Ficou decidido que o próximo curso de formação política ocorrerá de 22 a 25 de janeiro, em São Paulo e Sergipe e que o próximo CONEFON será realizado no Rio Grande do Sul, em março de 2010. Foram feitos os repasses do último FENEX, cuja dificuldade maior da DENEFONO foi em relação à ausência de membros das coordenadorias. Para o próximo FENEX, que ocorrerá em Curitiba, entre 17 e 18 de outubro, serão levados pela DENEFONO os temas: ocupação do cargo no Conselho Nacional de Saúde, as ações a serem realizadas pela DENEFONO em relação à assistência estudantil, a criação de uma portaria que garanta a matrícula de inadimplentes e o congelamento das mensalidades nas universidades particulares.
No dia 11 foi elaborado um formulário de dados gerais do curso de Fonoaudiologia para ser enviado para os Centros Acadêmicos e para estudantes de diferentes instituições preencherem e enviarem para a DENEFONO, para que a Executiva tenha informações sobre o que acontece nas diferentes instituições, para encontrar maneiras de melhorar a articulação com esses estudantes. Foi realizada a primeira reunião da Comissão Local do XXI ENEFON, onde foram divididos os cargos entre as pessoas interessadas (estudantes da UNIFESP e da UNICAMP). A composição da Comissão Local ainda não foi fechada, mas o prazo dado será de duas semanas. Para tanto, os alunos da UNIFESP ficaram responsáveis por entrar em contato com os estudantes de fonoaudiologia da capital e os estudantes da UNICAMP por entrar em contato com os alunos da PUCCAMP. A data do XXI ENEFON será, a princípio, entre os dias 17 de julho de 2010 e 22 de julho de 2010. O local do encontro, que foi definido no último ENEFON, será São Paulo. O eixo central escolhido para o XXI ENEFON é trabalho, com o tema: Fonoaudiologia: o trabalho em questão.
No dia 12, a plenária final fez os encaminhamentos necessários para a viabilização das próximas ações. Foram divididas algumas tarefas entre os estudantes presentes no CONEFON, como elaborar panfletos, textos e apresentação sobre a DENEFONO e o ENEFON para serem levados ao XVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e organização das relatorias e dos repasses do XIII CONEFON.


DENEFONO; CAF - UNIFESP; DAFONO - UFBA; CAXS - UNICAMP; CAFa - UNIME; DAFON - UFMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário