sábado, 5 de setembro de 2009

MANIFESTO CONTRA PARCERIA COM A TEENAGER

A Teenager Assessoria Profissional é uma empresa que oferece um trabalho de assessoria a instituições de ensino superior, auxiliando-as a entrar em contato com educadores, pais e estudantes do Ensino Médio, Técnico e Cursinhos. Dessa forma, fornece a esses estudantes informações a respeito dos cursos e das profissões, a fim de auxiliá-los em seu processo de escolha profissional através de eventos, material informativo, palestras nas escolas, visitas monitoradas às faculdades e empresas e orientação profissional.

Dentre as Instituições assessoradas pela Teenager está a UNIFESP, que conta com a participação de alguns de seus estudantes para apresentarem seus cursos nos colégios clientes da referida empresa.

O Centro Acadêmico de Fonoaudiologia da UNIFESP (CAF) manifesta-se contra a parceria entre a empresa e a Universidade, devido ao caráter competitivo que se instala no ato de tentar conquistar os estudantes, apresentando de forma atrativa um curso que, teoricamente, seria o melhor a ser escolhido. Manifesta-se, também, contra a escolha do público para essas apresentações, que são realizadas, exclusivamente, em colégios particulares. Entendemos que, nesses espaços, a divulgação não ocorra da forma pretendida, devido a esse caráter de disputa por vestibulandos.

O CAF é a favor da divulgação dos cursos de maneira informativa e esclarecedora para estudantes, inclusive e principalmente, de escolas públicas, na qual Universidades Públicas apresentariam seus diversos cursos, informariam sobre as respectivas profissões e sobre a importância delas, inseridas no nosso contexto social, de modo a auxiliar os estudantes em sua escolha profissional.

O CAF também entende que a discussão de divulgação da profissão deva ser ampliada e coloca seus espaços à disposição para o amadurecimento de um assunto de tamanha importância.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo espaço de dicussão. Muitas vezes o problema não é nem a divulgação do curso e da fonoaudiologia, mas sim a forma como é feita essa divulgação. Também questiono isso quando participamos das feiras de estudante e de outros eventos...

    ResponderExcluir
  2. Estou de acordo com o texto postado. Também acho que a divulgação nas escolas particulares só restringe a entrada dos estudantes de escolas públicas em universidades públicas, até porque são poucas as universidades públicas que participam das feiras propostas pela Teenager. Participei de algumas feiras e concordo que a divulgação e esclarecimento a respeito da fonoaudiologia deve ser feita dentro do contexto social em que eela está inserida proporcionando ao estudante um esclarecimento da profissão e não da divulgação da marca das universidades.

    Abraço....

    ResponderExcluir